Feijão Assado


Esta receita é da minha mãe, é a minha preferida para fazer feijão assado, já experimentei de várias maneiras e nenhuma fica tão boa como a receita dela. Adoro comer esse feijão acompanhado de uma chávena de chá preto e uma boa fatia de pão caseiro, quando sobra façam como eu, não deitem fora, metam num recipiente que possa ir ao congelador e congelem o feijão, daqui a dias dou-vos mais uma dica de como comer novamente aquele feijão congeladinho. O feijão que usei foi o vermelho mas podem também usar o catarino (o que é malhado de bege e vermelho).

Ingredientes:

1 pacote de feijão seco;
1 chouriço;
1 bocado de bacon;
1 cebola;
3 dentes de alho;
4 colheres de sopa de polpa de tomate;
1 colher de chá de massa de pimenta;
1 colher de sopa bem cheia de banha de porco;
Sal e pimenta q.b.;

Preparação:

No dia anterior mete-se o feijão de molho em água.
Na panela de pressão mete-se a cebola e o alho ralados, o feijão escorrido, a polpa de tomate, a massa de pimenta, a banha, o chouriço e o bacon, tempera-se de sal e pimenta e põe-se água até cobrir os ingredientes.
Vai ao lume durante 20 a 30 minutos depois de começar a tirar pressão.
Depois de sair a pressão da panela, transfere-se para um tabuleiro o feijão, corta-se o chouriço ás rodelas e o bacon e mete-se por cima do feijão, vai ao forno até secar bem.

Não substituam a banha por outra gordura, porque a banha irá ajudar o feijão a ficar macio.



Comentários

  1. Adoro feijão :)
    Está com óptimo aspecto esta travessa!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. hummmm que tao bom aspecto deu agua na boca hummm bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Cátia! Até há pouco tempo não estava a conseguir introduzir comentários nas tuas publicações mas hoje já está a dar! Fiquei de olho neste feijão e vou fazer assim que tiver oportunidade! Parece super saboroso! E o tempo por aqui tem estado invernoso​ e muito frio por isso um prato reconfortante desses é o que sabe melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário