Lombo de Porco Assado com Batata Doce e Normal


Mais um assado desta vez foi um lombo de porco que ficou maravilhoso. Não gosto de tempo ruim mas a verdade é que até tem calhado bem para ir fazendo essas comidas mais reconfortantes.
Para fazer as batatas assadas misturei batata doce e normal e ficou excelente, o contraste do doce com os temperos e a batata normal é muito bom.

Ingredientes:

1 lombo de porco;
1 cerveja;
1 colher sobremesa rasa de paprika;
1 colher de sobremesa rasa de açafrão das índias;
1 colher sobremesa de massa de alho;
Sal, azeite e pimenta preta q.b.;
2 batatas doces;
3 batatas normais;
1 colher de chá de alecrim;
Alho em pó, sal refinado, pimenta preta e azeite q.b.;

Preparação:

Dá se uns cortes no lombo e mete-se a marinar com a paprika, o açafrão, a massa de alho,, o sal, a pimenta e a cerveja (o ideal é deixar de um dia para o outro). Num tabuleiro mete-se o lombo e o restante da marinada, rega-se com bastante azeite, tapa-se com folha de alumínio e vai ao forno. Quando o lombo estiver praticamente cozinhado, retira-se, corta-se ás fatias (uso a faca eléctrica porque assim a carne não se desmancha) e volta-se a meter no tabuleiro e vai novamente ao forno para acabar de cozinhar.
Para as batatas, descasca-se e corta-se aos cubos, salpica-se de sal, alecrim alho em pó e pimenta, adiciona-se o azeite e envolve-se tudo muito bem (usem as mãos) vai ao forno num pirex ou tabuleiro  tapadas com folha de alumínio até cozinharem e depois retira-se a folha para as batatas ficarem douradas.

No meu forno cabe os dois tabuleiros por isso meto o da carne e quando está +/- a meio da cozedura meto o das batatas e vai cozinhando tudo ao mesmo tempo.

Para acompanhar fiz ainda um arroz branco, que ficou muito bom com o molho da carne por cima.



Comentários

Enviar um comentário