Bacalhau em cama de Batatas e Cebolada


Adoro uma boa receita de bacalhau, aprendi a fazer este com a minha mãe, que em dias de festa e em fins de semana (principalmente ao Domingo) costumava e costuma a fazer essa comida com frequência, não tenho a certeza se já meti essa receita ou não mas mesmo que já a tenha publicado deixo novamente pois é um prato que fica muito bom. É fácil de fazer e rende bastante, foi o nosso jantar de ontem e soube mesmo bem.

Ingredientes:

8 batatas;
5 ovos;
Bacalhau (usei duas embalagens daquele que já vem desfiado);
4 cebolas;
2 colheres sopa polpa tomate;
Azeite e pimenta preta q.b.;

Preparação:

Mete-se o bacalhau demolho até retirar uma grande parte do sal fazendo lavagens e mudas de água.
Coze-se o bacalhau e os ovos, retira-se e deixa-se arrefecer. Na água da cozedura do bacalhau coze-se as batatas cortadas em rodelas.
Numa frigideira faz-se um refogado com a cebola partida em meias luas finas com o azeite e a polpa de tomate, tempera-se com um pouco de pimenta preta, devem de meter um bom bocado de azeite pois esse azeite é que irá servir de molho e dar mais sabor à comida.
Depois começa-se a montagem, num pirex mete-se uma camada de batata, uma camada de bacalhau metade da cebola e do molho, corta-se 3 ovos em rodelas também e dispõe-se por cima, depois fazemos novamente a batata, o bacalhau, a cebola e o molho e os restantes 2 ovos parte-se as claras em bocadinhos e esfarela-se as gemas por cima, vai ao forno até dourar.

Desta vez não meti azeitonas mas tem vezes que ponho, portanto se quiserem é só acrescentar à receita.



Comentários

  1. Que bom aspecto tem esse prato.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/05/empadao-de-hamburguer.html

    ResponderEliminar
  2. Ola Catia, tambem sou dos Acores S.Miguel mas vivo nos Estados Unidos da America, gostei bastante do teu blog e ja te convido a visitar o meu, o teu bacalhau parece uma delicia!
    Beijinhs

    ResponderEliminar
  3. Adoro bacalhau e este ficou 5* mt bom aspecto. Hummm bjs bfs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário