Almôndegas Caseiras


Muitas coisas que comemos é tudo feito em casa, faço rissóis, hambúrguer, croquetes, as pizzas também são quase sempre caseiras, os pastéis de bacalhau e as almôndegas. Desde que a minha filha come das nossas comidas que me preocupo ainda mais com as refeições, assim fazendo as coisas em casa sei o que lhe estou dando.
Essas coisas normalmente faço em quantidade depois congelo e quando quero é só tirar e acabar de preparar.

Hoje deixo a receita de como preparo as almôndegas, faço a receita a dobrar.

Ingredientes:

100 gr de leite;
50 gr de chouriço;
50 gr de sobras de pão;
500 gr de carne picada;
20 gr de salsa picada;
1 ovo;
Sal refinado, pimenta preta, noz moscada e alho em pó q.b.;

Preparação:

Põe-se o pão demolho no leite, tritura-se o chouriço e mistura-se com a carne, a salsa, o sal, a pimenta, a noz moscada e o alho. Adiciona-se o ovo ao pão e tritura-se com a varinha mágica ou no liquidificador, mete-se na carne e mistura-se muito bem, faz-se bolinhas e enrola-se em pão ralado.

Para congelar, dispõe-se as bolinhas em tabuleiros forrados de papel vegetal e leva-se ao congelador, depois de congeladas transfere-se para sacos ou caixas de congelação.

Para as cozinhar:

Se estiverem congeladas deixa-se descongelar quase por completo, frita-se as almôndegas em óleo até ficarem rosadas de todos os lados. Refoga-se uma cebola e dois dentes de alho em azeite, adiciona-se  duas colheres de sopa de polpa de tomate, meia lata de tomate em pedaços, adiciona-se as almôndegas e água até cobrir, tempera-se de sal e pimenta e deixa-se cozinhar.

Faço um molho muito simples mas ficam muito boas, como a almôndega é feita por mim já tem os temperos na carne como gostamos, por isso não exagero no molho.




Comentários

  1. Também faço sempre as almôndegas e afins em casa! Hoje o jantar por acaso vai ser almôndegas caseiras com esparguete! São muito melhores, podemos pôr os temperos ao nosso gosto e sabemos exatamente que carnes contém! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também faço tudo em casa!
    E também costumo fazer em grande quantidade e congelo!
    Ficaram deliciosas estas almôndegas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro almôndegas e então assim caseiras, que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/05/hamburgueres-moda-de-margao.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário