Rolo de Bacalhau - Bimby

Esta receita já me andava debaixo de olho há algum tempo (encontrei-a no livro Boas Festas com a Bimby), como tivemos um grande almoço em casa dos meus pais e ficou ao meu encargo o peixe, aproveitei logo para testar esse rolo de bacalhau, para além disso também fiz o camarão para entrada e Medalhões de Pescada com Broa e Molho de Maionese cuja receita já publiquei AQUI.
 
 
Ingredientes:

100gr de sobras de pão;
40gr de coentros (usei salsa);
600gr de leite;
30gr de manteiga;
80gr de farinha tipo65;
Sal e pimenta q.b.;
240gr de cebola;
4 dentes de alho;
50gr de azeite +q.b. para regar;
450gr de bacalhau demolhado e desfiado;
1000gr de batata;
800gr de água;
Noz moscada q.b.;



Preparação:

Coloca-se no copo o pão e rala-se 10seg. vel.9 retira-se e reserva-se.
Coloca-se os coentros  no copo e pica-se 2seg. vel.7. Adiciona-se o leite, a manteiga, a farinha, o sal e a pimenta e programa-se 8min, 90º, vel.4, retira-se e deixa-se arrefecer.
No copo limpo coloca-se a cebola, o alho e o azeite e pica-se 5seg. vel. e refoga-se 5min., Varoma, vel.1, adicona-se o bacalhau bem espremido e programa-se 4min., 100º, Colher inversa, vel. Colher. Retira-se para o cesto e deixa-se escorrer por completo.
Coloca-se a batata no copo com a água e o sal e coze-se 25min., 100º, Colher inversa, vel. Colher. retira-se e escorre-se com ajuda da Varoma.
No copo limpo coloc-se a batata e o bacalhau, a pimenta e a noz moscada e envolve-se 15seg., Colher inversa, Vel.3, retifica-se o sal e deixa-se arrefecer.

Pré aquece-se o forno a 180gr.

Sobre papel vegetal polvilha-se uma camada de pão ralado reservado formando um retângulo, distribui-se  mistura de batata com o bacalhau dando-lhe a mesma forma, barra-se com o molho de coentros reservado e com a ajuda do papel vegetal vai-se enrrolando para formar um rolo. Coloca-se num prato que possa ir ao forno, rega-se com um bom bocado de azeite e vai ao forno cerca de 15min.
Serve-se de seguida com uma salada.

 
Os meus adorados MEDALHÕES DE PESCADA, que são sempre um sucesso garantido.


Aqui está um belo medalhão e um bocado do rolo de bacalhau que ficou tão saboroso!!!



Receita para repetir mais vezes toda a gente adorou.

Comentários

  1. Esse rolo de bacalhau deve ser uma maravilha, também gostei do aspecto dos medalhôes
    bj

    ResponderEliminar
  2. És uma perfeita, sempre apresentado coisas lindas e deliciosas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário