Frango Assado no Forno com Recheio de Chouriço e Cenoura Temperada

Esta receita dá um pouquinho de trabalho mas fica tão boa que vale a pena fazer, e como o fim de semana está á porta façam a receita pois vão estar em casa e com mais um pouco tempo disponível.
 
 
Ingredientes frango:
 
1 frango;
Sal q.b.;
Pimenta;
Massa de alho;
1 cerveja pequena;
Azeite;
1 laranja;
 
Preparação:
 
Tempera-se o frango com o sal, a pimenta, a massa de alho e a cerveja e deixa-se repousar umas horas (eu gosto até de deixar de um dia para o outro), quando formos meter o frango para ir ao forno barra-se com azeite e mete-se num tabuleiro e reserva-se a calda que sobrou do tempero do frango.

 
Ingredientes recheio:
 
5 papo secos duros (com 3 dias +/-);
Chouriço a gosto;
1 Cebola;
3 dentes de alho;
2 colheres de sopa cheias de salsa picada;
1 Caldo knorr;
Pimenta q.b.;
3 Colheres de sopa de calda de tomate;
Azeite q.b.;
 
Preparação:
 
Coze-se o chouriço e reserva-se a água da cozedura, retira-se a pele ao chouriço, pica-se ou corta-se aos bocadinhos conforme preferirem eu pico no 1.2.3 e reserva-se. Rala-se a cebola e pica-se os alhos e vai a refogar em azeite quando a cebola começar a ficar dourada adiciona-se a salsa e deixa-se cozinhar mais um pouco, adiciona-se a polpa de tomate e a pimenta por fim adicionamos o chouriço e envolve-se muito bem.
Num recipiente parte-se o pão com as mãos aos bocados e desfaz-se o caldo knorr com os dedos e misturamos no pão e vamos adicionando aos poucos a água da cozedura do chouriço até o pão ficar desfeito e todo ligado, e mexe-se muito bem, adiciona-se o chouriço e envolve-se tudo. Leva-se um pouco á frigideira até o recheio se despregar da mesma.
Mete-se o que couber dentro da cavidade do frango e o restante em taças que possam ir ao forno tapa-se as tacinhas com papel de prata (podem decorar as tacinhas com uma azeitona preta).
 
 
Rega-se o frango com a restante calda que reservamos e rega-se com o sumo da laranja. e vai tudo ao forno.
Vai-se regando o frango com o caldo que se vai criando e a meio da cozedura retira-se o papel de alumínio do recheio para ficar dourado.

 
Ingredientes para as cenouras:
 
3 Cenouras;
1 colher de sopa de azeite;
2 colheres de sopa de vinagre;
Alho em pó q.b.;
Sal q.b.;
 
Preparação:
 
Rala-se as cenouras e tempera-se com os ingredientes todos.

 
Depois é só se deliciarem e não se esqueçam de usar o molho que vai criar no frango que vai ficar tão bom!!!
 
Espero que tenham um lindo fim de semana!!!
 

Comentários

Enviar um comentário