Folar Doce - Bimby

Aqui estou eu com o meu folar, esse ano a massa tradicional ficou por conta da minha mãe mas com a bimby a morar cá em casa tive que exprimentar a fazer um folar lá e assim ficou ele, muito fofinho e lindo, aproveito também para vos desejar uma feliz e santa Páscoa e esta seja uma época em que possamos todos nos renovar e melhorar a nossa maneira de ser.
Agora deixo-vos a receita!!!


Ingredientes:

100gr de açúcar;
2 casquinhas pequenas de limão (apenas a parte amarela);
110gr de leite;
100gr de manteiga;
2 ovos;
5gr de fermento seco (tipo fermipan);
1/2 colher de chá de sal
500gr de farinha tipo 65

Para decoração:

4 ovos cozidos;
1 gema de ovo para pincelar
Miolo de amêndoa granulado;


Preparação:

Mete-se os 4 ovos para a decoração a cozer e depois de cozidos mete-se numa taça de água fria.
No copo da bimby colaca-se o açúcar e a casca de limão e programa-se 15seg. vel.9, adiciona-se os restantes ingredientes para a massa menos a farinha e programa-se 3min., 37º, vel.2.
Adiciona-se a farinha e programa-se 2min. vel.Espiga. Retira-se a massa para um tabuleiro polvilhado de farinha, cobre-se com um pano e deixa-se levedar num local morno até dobrar de volume.
Retira-se da massa dois bocadinhos para fazer as duas tiras do centro, e com a restante massa damos-lhe a forma de uma bola com um buraco no meio, adiciona-se no interior da massa 3 dos ovos cozidos e maneira a que fiquem todos cobertos dentro da massa, o outro ovo mete-se no buraco do meio e cobre-se com as duas tiras de massa.
Pincela-se com a gema de ovo e polvilha-se com a amêndoa, mete-se num tabuleiro forrado de papel vegetal e deixa-se levedar mais 30minutos.
Vai ao forno pré aquecido a 180º +/-40minutos.


Quem não gostar do sabor a limão pode meter a casca de laranja, na receita original dizia para meter a casca de uma laranja inteira mas eu adaptei-a para o nosso gosto cá em casa e não me enganei ficou muito boa, se tivesse metido a casca de uma laranja ou de um limão inteiro o sabor teria ficado muito forte.

Comentários

  1. Óptima sugestão para a Páscoa, que espero que seja muito feliz aí em casa :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário