Tarte de Limão Merengada

Ainda continuo um pouco chocada devido ao assunto que vos escrevi ontem, infelizmente o Facebook demora até 48 horas a fazer alguma coisa, tenham muito cuidado com as vossas fotos, há muita gente doida por ai precisando ser internada, e faz-me tanta confusão porque não percebo o que ganham ao fazerem-se passar por alguém que não são!!!
Mas mudando de assunto, hoje trago-vos uma tarte de limão merengada, já há muito tempo que tenho esta receita para exprimentar resolvi fazer la para o aniversário do meu amor N. e ficou muito boa, com o leve sabor a limão e com aquele merengue delicioso por cima, sem dúvida que irá ser feita muitas mais vezes, mas para a próxima quero exprimentar com massa folhada porque sou uma fã de massa folhada!!!


Ingredientes

Massa:
1 ovo inteiro;
125gr de açúcar;
200gr de farinha de trigo tipo 65;
2 colheres de sopa de água quente;

Creme:
1 limão amarelo;
1 lata de leite condensado;
170gr de açúcar;
3 ovos (gemas e claras separadas);


Preparação

Primeiro vamos fazer a massa, bate-se o açúcar com o ovo e a água até ficar bem cremoso, depois vai-se juntando a farinha aos poucos e misturando com uma colher, para envolver os ingredientes bem acabe por amassar a massa com as mãos.
Barra-se a tarteira com um pouco de óleo em spray ou com manteiga e forra-se com a massa que preparamos.

Para o creme, numa tigela bate-se as gemas com o leite condensado, adiciona-se a raspa e o sumo do limão e envolve-se bem.

Mete-se creme por cima da massa e levamos ao forno pré aquecido mais ou menos uns 15 minutos (o creme deve de ficar um pouco rosado e firme). Retira-se do forno e deixa-se esfriar um pouco.
Bate-se as claras em castelo e quando estiverem no ponto adicionamos o açúcar até ficar em merengue.
Mete-se por cima do creme que deve de estar morno e vai novamente ao forno para ficar toda dourada!!!

Podem servir fresca ou á temperatura ambiente, depende do gosto de cada um.


Não tenho fotos de como a tarte ficou por dentro porque não me lembrei de as tirar, mas como podem imaginar pelo aspeto exterior, o interior estava igualmente bonito e o mais importante de tudo: super gostoso!!!

Comentários

  1. Olá:)

    Que delícia de tarte! Ficou perfeita:)

    Fiz uma que não gostei porque achei muito amarga, acho que o leite condensado torna-a mais doce. Tenho de experimentar:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Formiguinha essa não fica amarga, fica docinha o leite condensado ajuda e eu só uso 1 limão, já vi receitas que levam 2 e acho que fica um sabor muito forte!!!
      Beijinhos e bom fim de semana =)

      Eliminar
  2. humm gosto tanto de tarte com limao a tua esta uiui bravo bjs e tudo de bom e um feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Hum... Adoro limão, um dia destes levo a receita. beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário