Arroz de Polvo

Há várias maneiras de fazer polvo, para mim arroz + polvo combina na perfeição. Não é muito difícil de fazer mas já requer uma certa prática.


Ingredientes:

1 Polvo de tamanho médio/grande;
1 Cebola grande;
5 dentes de Alho;
Um raminho de salsa;
Sal q.b.;
Pimenta q.b.;
1 copo de vinho branco;
1 chávena de Arroz;
5 chávenas de Água;
1 caldo de marisco - se necessário;
3 colheres de sopa de polpa de tomate;
Azeite;
+ Água;


Preparação:

Depois do polvo descongelar vamos bater com um pau nele, dando várias vezes umas pancadas em todo o polvo, não estou maluca eu sei que o polvo está morto hahahaha mas isso irá fazer com que o polvo fique mais tenro e suculento, depois parte-se o polvo aos bocados e metemos na panela de pressão juntamente com a cebola ralada, o alho picado, o raminho de salsa, a água até +/- dois dedos acima depois de cobrir o polvo e o copo de vinho, tempera-se de sal e pimenta a gosto, fecha-se a panela e depois de começar a ferver contamos +/- 15 minutos. Desliga-se a panela e espera-se para que saia toda a pressão.
Retira-se o polvo para uma taça e coa-se o caldo que sobrou.
Lava-se o arroz em água corrente e deixa-se escorrer bem. Num tacho mete-se um pouco de azeite e adiciona-se o arroz e vamos mexendo até ficar translúcido, depois vamos adicionar as 5 chávenas de água primeiro medimos com a mesma chávena que medimos o arroz o caldo que sobrou da cozedura do polvo juntamos ao arroz e adicionamos se necessário mais água até fazer as 5 chávenas, adiciona-se também a polpa de tomate.
Rectifica-se os temperos e se acharmos necessário mete-se um caldo de marisco. Quando o arroz começar a cozer, adiciona-se o polvo. Assim que o arroz estiver cozido desliga-se o fogão tapa-se um pouco o tacho e depois é só servir!!!


Se gostarem de um arroz bem malandrinho é só adicionar mais um pouco de água!!! É uma receita que dá um pouco de trabalho mas que vale muito a pena fazer.

Boa sexta feira =)

Comentários

  1. Já comia, tem um aspeto muito apetitoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro arroz de polvo, pena que cá em casa sou a única apreciadora...por isso não faço tantas vezes quanto gostaria, ficou com um excelente aspeto!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Catia e bota perfeição nisto! Que arroz espetacular, estou salivando.
    bjo

    ResponderEliminar
  4. mas que maravilha adoro mas adoro mesmo arroz de polvo e o teu ficou como eu gosto a cor esta super bjs bfs

    ResponderEliminar
  5. E hoje que vou fazer arroz de polvo pela primeira vez, o vir aqui parar aqui foi no minimo engraçado... Por isso já nem procuro mais, vou seguir esta receita :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário