Bacalhau com Cama de Broa no Forno

Há comida que calha melhor do que comida preparada no forno em dias de chuva e frio? Para mim não, o cheirinho que fica pela casa, o calor que sai do forno, tudo ajuda a criar uma refeição reconfortante.


Ingredientes:

Postas de bacalhau;
1 ramo de salsa;
Miolo de uma broa de milho pequena;
Dentes de alho esmagados q.b.;
2 colheres de sopa mal cheias de alho em pó;
Rodelas de tomate q.b.;
Azeite q.b.;
Pimenta preta moida na hora q.b.;


Preparação:

Põe-se o bacalhau a demolhar pelo menos um dia para o outro e vai-se trocando a água várias vezes. Numa frigideira ou numa wok mete-se o azeite e a salsa picadinha, adiciona-se o miolo da broa triturado (não deve de ficar muito triturado, costumo a desfazer a broa com as mãos), o alho em pó e um pouco de pimenta preta moida na hora, envolve-se muito bem até a broa estar toda bem embebida no azeite, se virem que está muito seco metam mais azeite.
Num tabuleiro ou pirex metemos as rodelas de tomate (limpas de sementes) os alhos esmagados e rega-se com azeite, põe-se as postas de bacalhau e o nosso preparado de broa por cima do bacalhau. Leva-se ao forno até o bacalhau ficar cozinhado e a broa dourada. Lá de vez em quando vai-se regando com o azeite que fica no pirex, mas uns 10 - 15 minutos antes de tirar deixamos de regar para que a broa fique levemente crocante. 


Para acompanhamento podem usar o que vos apetecer batatas, couves ou grelos, etc, aqui por casa foi um acompanhamento bem simples, cenouras baby com ervilhas cozidas e uma salada de alface!!!


Como podem ver foi uma refeição bem simples e que para além de ficar saborosa também fica muito bonita.

Boa semana!!!

Comentários

  1. Olá!!
    Vim aqui lhe fazer um convite, estou fazendo um sorteio de um banner, ele eh simples, nao é nada profissional, mas fiz com muito amor e carinho para as amigas que participarem do sorteio. Mesmo que nao queira ele, vc participando e ganhando, podes escolher uma amiga para presentear. Seria de fundamental importancia a sua presença lá no meu sorteio.
    http://minhafamiliaehminhavida.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-relampago.html#comment-form
    Agradeço desde já!!!

    Fique sempre com Deus!

    Bjinhos!

    Cris.

    ResponderEliminar
  2. Um prato realmente delicioso,excelente receita!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. E tem como não ter ficado bom demais?! Que loucura, estou salivando.
    bjo

    ResponderEliminar
  4. Que ótimo aspecto, este bacalhau deve ter ficado uma maravilha =))!
    Bjs.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário