Sardinhas no Forno

"Abri a janela e consegui sentir aquela leve brisa do mar... ai o mar... como é bom e calmante o seu som, o seu cheiro... Ao longe no pequeno porto havia alguma agitação, acabava de amanhecer o céu ainda estava pintado com leves tons de cor de laranja, e aqueles pequenos homens de gorros na cabeça e casacos de lã já andavam ás voltas todos apressados. Da minha janela a curiosidade me despertou, vesti-me á presa e lá fui eu ver de perto tão grande agitação.
Quando lá cheguei, um pouco apreensiva no meio de tanto homem fiquei a ver, o peixe passava em baldes de mão em mão até ser metido em caixas para ser transportado. Enquanto ali estava os meus olhos captaram todos aqueles rostos, apesar de darem um sorriso notava-se muito cansaço, as peles muito queimadas pelo sol e os olhares muito vagos e distantes, por fim lá consegui perguntar qualquer coisa,
 "-Desculpe senhor que peixe é este?" o homem simplesmente sorriu e meio timido lá me disse "- Sardinhas minha senhora, as melhores de Portugal"...
E lá vim eu para casa com um pedaço do oceano para o almoço, preparei as sardinhas da melhor maneira possivél, sentei-me na varanda a degustar o meu almoço olhando o mar e á espera que ele me respondesse quantos sonhos ele já tinha visto perdidos, quantas gotas do seu oceano eram lágrimas, quantas e quantas familias já devem de ter sido separadas pelas suas ondas... E assim continuei a comer a sardinha mais saborosa de Portugal"


Ingredientes:

1 saco de sardinhas (ou sardinhas frescas);
Farinha de milho amarela;
Sal, massa de pimenta, piri-piri e azeite q.b.;
Metade de uma cabeça de alhos;


Preparação:

Depois das sardinhas descongelarem, corta-se as cabeças e arranja-se o peixe. Salpica-se com sal e faz-se uma mistura com a massa de pimenta, os alhos picados, um pouco de piri-piri e um pouco de azeite. Barra-se as sardinhas, enrrola-se as sardinhas na farinha de milho e vai ao forno num tabuleiro a assar. É preciso ter atenção no arranjar das sardinhas porque elas podem ter ovas e se assim for fazemos o mesmo que fizemos ás sardinhas, temperamos passamos na farinha de milho e vai também ao forno, ficam muito saborosas!!!  


Serve-se com batata cozida regada com azeite, com uma salada simples de alface e tomate e com fatias de pão de milho.

Uma refeição bem portuguesa!!!

Comentários

  1. a minha avo fez no domingo mas com carapaus daqueles pequeninos para um almoço no restaurante :)
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro sardinhas e essas ficaram com um aspecto excelente.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. adoro sardinhas essas estao 5* mt a meu gosto mas aqui ainda nao ha bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro sardinhas e assim fresquinhas têm um sabor incomparável!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  5. Hummm eu sou neta de portugueses então nem preciso dizer que adoro uma sardinha!!!rs As suas fotos ficaram tão lindas que encheram minha boca de água!!! Tenha um ótimo restinho de semana!!! Bjks

    ResponderEliminar

Enviar um comentário