Profiteroles

Esta é uma sobremesa que me cai sempre tão bem, adoro profiteroles, enquanto houver ando sempre a petiscar!!!



Ingredientes:

Massa
1 chávena de leite;
50 gr de manteiga;
1 pitada de sal;
1 pitada de açúcar;
120 gr de farinha de trigo;
3 ovos;

Cobertura
2dl de natas
200 gr de chocolate negro

Recheio
Bolas de gelado de baunilha ou natas



Preparação:

Numa panela misture o leite, a manteiga, o sal e o açúcar. Leve ao lume para ferver, retire e junte a farinha, mexa vigorosamente até formar uma bola.

Volte ao lume e cozinhe por mais um minuto, até a massa se desprender do fundo da panela. Transfira para uma tigela e acrescente os ovos, um a um, batendo sempre muito bem entre cada adição.

Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a massa num saco de pasteleiro ou então com uma colher faça montinhos.

Leve ao forno até estarem dourados, depois apague o forno e deixe mais 30 minutos com a porta do forno semi-aberta. Transfira os profiteroles para uma rede e deixe arrefecer.

Para a cobertura é só levar as natas ao lume juntamente com o chocolate e ir mexendo até ficar bem misturado e o chocolate completamente derretido.

Para rechear com o gelado corta-se o topo dos profiteroles e reserva-se, retira-se um pouco da massa de dentro e recheia-se com as bolas de gelado, volta-se a meter a "tampinha" cobre-se com o chocolate quente e serve-se de imediato.
Para rechear com as natas faz-se o mesmo processo mas em vez de ir para a mesa convém ir ao frigorífico um pouco para as natas ficarem mais firmes.

Nos meus usei natas, pois não tinha gelado em casa.


Depois é só se deliciarem!!!!

Boa semana a todos!!!

Comentários

  1. Hum... nunca comi, mas os seus parecem muito apetitosos.
    Sobrou um pouquinho?
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. gosto tanto disto...
    é uma maravilha!

    ResponderEliminar
  3. E eu aqui deste lado a ver estas delicias, não há justiça, ihihihih...gosto muito, aliás ADOROOOOO!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá!!! Seu blog está uma delícia!!! Virei sua seguidora!!! Bjks

    ResponderEliminar
  5. Ai que delicia!!! Adoro, é das minha sobremesas preferidas!!! Mas nunca fiz pois acho sempre que dá uma trabalheira rechea-los eheheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. eu tb adoro os teus estam muito bons beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Acho que depois de ficar boa da minha mão esquerda ao qual fui operada no dia 21 deste mês, um dia vou-me atrever a fazer esta sobremesa, eu e o meu marido adoramos, posso roubar a receita Cátia?bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário